Combate o Síndrome Pré-menstrual com Florais de Bach

Os transtornos físicos e psíquicos característicos do Síndrome Pré-menstrual (SPM) afetam ao 75% da população feminina durante os seus anos de fertilidade e, embora não sabemos exatamente a origem, tudo aponta para um desequilíbrio hormonal como principal responsável.

Os sintomas do SPM costumam aparecer entre 10 e 15 dias antes da menstruação, afetam em maior ou menor intensidade a cada mulher e desaparecem com o avance do ciclo menstrual. Podem ser diferenciados dois tipos de mal-estar: sintomas físicos e sintomas psíquicos que incluem, ademais, mudanças no comportamento habitual. Os transtornos psíquicos do SPM supõem um desgaste considerável para a mulher que, para além de sofrê-los, com frequência tem que lidar com a incompreensão do seu entorno perante um transtorno que pode chegar a condicionar a sua vida diária.

Os Florais de Bach são um remédio efetivo e natural para ajudar a diminuir os efeitos psíquicos do SPM, já que carecem de efeitos secundários e tem um efeito beneficioso sobre a psique. A seguir, apresento um listado de alguns dos sintomas mais frequentes do SPM e o Floral indicado para aliviar o transtorno. Tive em conta, para este artigo, sintomas gerais e frequentes em muitas mulheres, embora podem existir outros não apresentados aqui.

Sintomas* Floral indicado
Confusão Scleranthus
Dificuldade para concentrar-se Wild Oat
Fadiga Olive (se é física) Hornbeam (se a origem é mental)
Tristeza e desespero. Altos e baixos nos estados de ânimo Mustard
Tensão, ansiedade, nervosismo Agrimony (se é por repressão interna) Impatiens (se é por aceleração)
Sonhar acordado, tendência a esquecer as coisas Clematis
Irritabilidade, agressividade Holly
Baixa autoestima Larch
Sentimentos de culpa Pine
Medos sem explicação Aspen
Ideias circulares que não conseguimos afastar da nossa mente White Chesnut

Não esqueçam que, perante um problema de saúde, é sempre recomendável consultar com o seu médico, em todos os casos. No entanto, os Florais de Bach constituem um sistema complementar a qualquer tipo de tratamento, sem interferir negativamente com a medicina tradicional nem com qualquer outro tipo de terapia.

*Aclaração: na terapia floral de Bach não existem “fórmulas” pré-estabelecidas para curar diferentes tipos de doenças, senão que temos de procurar a causa que origina o mal e depois combatê-lo. Assim, podemos encontrar duas pessoas com o mesmo problema, mas a tomar florais diferentes. Exemplo: duas pessoas sofrem de medo (a causa é a mesma) mas uma delas teme pelo seu filho quando vai tomar copos com os amigos e outra tem medo da obscuridade (a origem é diferente). A primeira pessoa deveria tomar Red Chestnut e a segunda Mímulus. Por isso sempre é aconselhável consultar um terapeuta especializado antes de escolher o seu remédio.

Carmen Morales

Deja una respuesta