Elm

Elm

Relacionada com o princípio da responsabilidade, esta flor cresce em bosques e sebes. As numerosas pequenas flores crescem em cachos e florescem entre Fevereiro e Abril, segundo se apresente a estação, e abrem antes de o brotar das folhas. Pertencem ao grupo do DESESPERO e em palavras do Dr. Bach, esta flor serve «para aqueles que estão a fazer um bom trabalho, que estão a seguir a vocação da sua vida e esperam fazer algo de importante, frequentemente em beneficio da humanidade. Às vezes podem ter momentos de depressão, quando sentem que a tarefa que empreendem é demasiado difícil e ultrapassa o poder de um ser humano».

Sensação passageira de insegurança.

Os indivíduos que respondem ao carácter Elm costumam ser pessoas muito responsáveis e plenamente identificadas com os seus deveres. O desequilíbrio costuma aparecer por esgotamento já que, em certas ocasiões, esquecem as suas próprias necessidades pessoais; esquecem que têm limites físicos e que não podem com tudo. Esta pequena crise em que o corpo reclama também os «seus direitos», conduz a uma passageira instabilidade e a sensação de não estar à altura das circunstâncias.

Cedo o estado negativo do Elm é chamado como “os momentos débeis dos fortes”, devido a que os aspectos positivos da flor, revelam pessoas hábeis, eficazes, preparadas e totalmente qualificadas para o trabalho que desempenham mas, em um determinado momento e ante um excesso de responsabilidade, ficam completamente exaustas e sentem-se incapazes de fazer frente nem aos mais pequenos requerimentos quotidianos.

“Este tipo de situações são normais para mim, mas agora sinto que não posso com elas”

Esta poderia ser uma das frases típicas que diria uma pessoas em estado olmo negativo. Depois de tomado o remédio, sentirá que a mente se tranquiliza e que pode dar a cada problema uma perspectiva objectiva, clara e justa. Graças a ele, a personalidade votará a adquirir a confiança em si mesma que, temporalmente, havia perdido.

É importante destacar que a energia desta flor apresenta-se com maior frequência no seu estado positivo e que corresponde a pessoas que costumam ter um talento superior ao meio termo, de grande responsabilidade, seguras, que confiam em si mesmas e que costumam seguir a sua vocação interior.

© Carmen Morales

Deja un comentario