Centaury

Centaury

Uma vontade anulada: submissão e resignação

A planta da Centaury apresenta um talo recto que alcança entre 5 e 35 cm de altura. Cresce em campos secos, na beira dos caminhos ou em lugares áridos. As pequenas flores rosadas estão enxertadas na ponta das ramas. Florescem entre Junho e Agosto e só abrem quando reina o bom tempo.

Quando o serviço se confunde com servilismo

No estado Centaury negativo as pessoas submetem-se aos demais pela sua grande necessidade de ser queridas. Por isso debilitam a sua vontade até ao extremo de não saber negar perante uma petição, ainda que para isso tenham de deixar as suas próprias obrigações e necessidade de lado. A sua bondade natural é facilmente explorada.

No seu desejo de serem aceites, costumam mimetizar-se com o meio envolvente, adoptando os gestos próprios dos demais. Também é frequente que se antecipem aos desejos dos outros, pelo seu afã de serviço, frequentemente lhes exigem demasiado às suas próprias forças, com o que costumam estar sempre fatigados e extenuados tanto a nível físico como psíquico.

“Sim é verdade, não posso negar-me a uma petição”

O principal problema de um Centaury em estado negativo é que não sabe dizer que não e como consequência, cedo costuma sentir-se inseguro, lastimado e desconcertado. Tem pouco interesse na sua própria vida, pouco amor-próprio.

Tão pouco costumam emitir opiniões, uma vez que consideram que as que valem são as dos outros.

Em certas ocasiões, é muito útil prestar atenção ao que verbalizam estas pessoas, pois isso pode-nos ajudar na hora de estabelecer qual é a flor a tomar. No caso Centaury, podem repetir frases como:”seus desejos são ordens para mim”; “Convencem-me com facilidade ainda que não queira verdadeiramente”; “volto tarde do escritório porque tenho que terminar o trabalho que os meus colegas me pediram para fazer”.

O remédio Centaury

Esta flor permite desenvolver uma boa integração social, mas conservando sempre a própria identidade. Ajuda a saber quando dizer sim, mas também a dizer não no momento oportuno.

As pessoas no estado Centaury positivo, servem discreta e sabiamente aos demais de acordo com a sua própria natureza interna de bondade e espírito de serviço, mas sabem manter sempre um adequado equilíbrio entra a generosidade e o cumprimento dos seus próprios objectivos de vida.

© Carmen Morales

Deja un comentario