Hornbeam

O Remédio que alivia o cansaço mental

O Hornbeam é uma árvore muito parecida à faia comum, mas mais baixa e mais verde; cresce isolado ou em grupos nas montanhas altas ou em montanhas baixas e as flores – as masculinas penduradas e as femininas permanecem erguidas – abrem em Abril ou Maio.

O Cansaço aparece primeiro na mente e depois no corpo

O estado Hornbeam é conhecido como “o sindroma da segunda-feira de manhã”. E é assim que vivem as pessoas que dele padecem, todos os dias parecem segunda-feira pela manhã com tudo o que isso implica: sentem-se débeis, sem energia e sofrem de um grande cansaço mental. Em poucas palavras, pode-se dizer que estas pessoas se cansam “só de pensar” em realizar algum tipo de esforço. 

A causa deste tipo de cansaço há que procurar no mundo emocional, já que não foi nenhum esforço físico ou mental que o ocasionou. Se bem que se pode considerar como um estado passageiro, em certas ocasiões pode transformar-se em crónico; exemplo disso temos naquelas pessoas que passam a vida a consumir em excesso (televisão por exemplo) e a produzir pouco. Recebem muito mais informação do que aquela que podem assimilar mentalmente e deixam a cama de manhã com a cabeça “cansada”. Pouco a pouco, a energia potencial da Alma, decai.

Um remédio para superar a fadiga mental

A ingestão de Hornbeam ajuda a levantar o ânimo para poder enfrentar a realização de um trabalho. Uma vez que o indivíduo se põe em movimento, a sensação de esgotamento desaparece. Também fortalece a determinação e aporta o empurrão necessário para que ele se concentre e ponha mãos-à-obra.

Alguns terapeutas aconselham a aplicação de compressas de choupo-branco para aliviar a irritação dos olhos fatigados[1].Na reabilitação de dependentes de droga, provou-se a sua eficiência pela sua acção dinamizadoura da energia. Por último, diz-se que entre as essências florais que devolvem força às plantas doentes.

O Dr. Bach define

O Hornbeam é uma planta incluída no grupo da Insegurança. Está relacionada com a capacidade de vida interior e frescura espiritual da Alma e o Dr. Bach pensou nela como remédio «Para aqueles que não têm forças suficientes, mental ou físicas, para levar o peso da vida sobre os ombros; os assuntos quotidianos parecem-lhes demasiado, normalmente cumprem com as suas tarefas de forma satisfatória. Para quem acredita que uma parte da mente ou do corpo necessita fortalecer-se antes para que possam fazer bem o seu trabalho.»

© Carmen Morales


[1] Deve-se ter especial cuidado e aplicar estas compressas com os olhos bem fechados já que as essências contêm álcool na sua composição.

Deja un comentario