Gentian

O desalento perante os contratempos

O Gentian é uma planta bianual de 20 centímetros de altura. As suas flores, de cor azul violeta, brotam entre finais do Verão e meados do Outono e as suas folhas adquirem uma cor verde-escura.

Os eternos pessimistas

As pessoas Gentian são pessimistas incuráveis. Duvidam de tudo e de todos, e encontram sempre uma explicação lógica para a sua negatividade. Sentem-se abatidos com facilidade perante as dificuldades externas e com frequência rendem-se facilmente. Não são conscientes de que é precisamente a sua atitude negativa que frustra o êxito. Confundem a causa e o efeito: como tudo nas suas vidas parece sair-lhe mal, crêem-se vítimas do seu próprio destino. Escondem a beleza da vida por traz das nuvens negras que eles mesmos criaram com o seu pessimismo.

Devido à sua constante atitude pessimista em que sempre buscam o lado negativo das coisas – quem sabe para justificar o seu pessimismo -, dá a impressão que estas pessoas não gostam de ser felizes. Costumam contrariar-se por ninharias e inclusive quando fazem uma retrospectiva da sua via, tingem-na de negatividade para escurecer a felicidade do presente.

Aparente optimismo

Outros caracteres Gentian, apresentam-se em baixo da forma de um aparente optimismo perante os acontecimentos vindouros; claro que estas pessoas já prevêem que estarão cheios de problemas e dificuldades. As pessoas em estado Gentian negativo, duvidam e desesperam-se perante os obstáculos que, para eles parecem insuperáveis. Frequentemente têm a sensação de ter perdido o rumo e de que lhes falta determinação para seguir em frente quando percebem que as coisas não acontecem segundo o que tinham previsto.

É frequente encontrar este estado em pessoas que, têm uma enfermidade, encontram-se numa longa convalescença e o paciente sente-se frustrado e dúvida da sua recuperação. Também pode aparecer este estado em todas aquelas situações problemáticas de longa duração, como por exemplo, conflitos matrimoniais, impossibilidade de ascender ou mudar de trabalho, desemprego prolongado, etc.

Potenciar o optimismo

O Gentian ajuda-nos a eliminar o derrotismo negativo e a tentar uma segunda oportunidade ou talvez, encontrar uma forma de iludir o obstáculo. Permite dissipar os estados de ânimo negativos e ajuda-nos a mantermo-nos firmes e perseguir os objectivos determinados, ao mesmo tempo que potencia o optimismo.

O Dr. Bach incluiu esta planta no grupo da INCERTEZA e descrevia-a: «Para aqueles que facilmente se desalentam. Podem progredir satisfatoriamente na enfermidade ou nos negócios da sua vida quotidiana, e logo, perante o menor atraso ou obstáculo no seu progresso, duvidam e desanimam-se rapidamente»

 

© Carmen Morales

 

Deja un comentario