Cerato

A ceratostigma é uma planta originária dos Himalaias. Com cerca de 60m de altura, não cresce espontaneamente, tem de ser cultivada em jardins. As flores tubulares de cor azul celeste, mais ou menos de 1cm de longitude, rebentam muito juntas a partir das cabeças terminais, e recolhem-se em Agosto e Setembro. As folhas da ceratostigma não têm haste e apresentam espinhos de ambos os lados.

Falta de confiança na própria intuição

A ceratostigma, pertence ao grupo floral da incerteza, está relacionado com o princípio da certeza interior, com a intuição. As pessoas que necessitam de ceratostigma fazem perder a paciência aos que os rodeiam com as suas perguntas intermináveis acerca dos seus problemas e dilemas.

Na verdade, o perfil cerato, não tem problemas em tomar uma decisão, mas uma vez que o tenha feito, começa a questionar-se se a sua decisão foi a acertada. O resultado, é que quando actuam, costumam fazê-lo de uma forma totalmente diferente do que tinham decidido inicialmente, descobrindo tarde e mal, que deveriam ter-se deixado guiar pela sua intuição.

Estas pessoas procuram respostas no mundo exterior, frequentemente em teorias e doutrinas que respondem a experiências de pessoas de uma natureza totalmente diferente à própria. Não poucas vezes, a causa do surgimento do estado Cerato na idade adulta deve procurar-se na etapa escolar, quando normalmente se reprime o desenvolvimento da intuição de muitos meninos, exigindo-lhes a acumulação conhecimentos em excesso.

Nada lhes faz duvidar

Aqueles que respondem às características desta flor, são pessoas com inquietudes e bem informadas. Costumam ser inteligentes e de opiniões definidas. De natureza curiosa, decididas e que confiam nas suas intuições sem descartar a ajuda dos demais. Escutam a sua voz interior. Conectam com a sabedoria natural que vive no interior de cada individuo e não têm receio de se equivocar.

O lado positivo da energia Cerato é uma postura de serena certeza, na qual o individuo não se deixa afastar de uma decisão que considera correcta por muito convincentes, que, na aparência, possam ser os argumentos. Alguns terapeutas assinalam também que com Cerato melhora-se consideravelmente a qualidade de vida onírica e que, portanto, se recordam melhor os sonhos.

Um remédio para a auto-confiança

O Dr. Bach indicava esta planta para “aqueles que não têm confiança suficiente em si mesmos para tomarem as suas próprias decisões. Estão constantemente a pedir conselho aos demais, e frequentemente são mal orientadas.”

A ingestão de Cerato permite começar a escutar a voz interior com maior intensidade, e quanto mais se confia nela, com maior claridade se percebe. Comprova-se como de repente todo o conhecimento acumulado está à nossa disposição no momento certo e que podemos aproveitá-lo não só em decisões, mas também em diagnósticos e interpretações. Em muitas pessoas, a miúde surge o firme desejo de compartilhar este saber com os demais. 

© Carmen Morales

Deja un comentario